Os novos modelos de educação mudaram a forma de educar e aprender. Isso explica-se no fato do desenvolvimento acelerado da tecnologia da informação.
Não cabia mais evitar a entrada de todas essas mídias dentro das escolas e transpor seus muros, chegando assim na educação à distância.
Neste espaço não iremos discutir se é melhor ou não cursos ofertados na modalidade AVA, mas sim discutir como a necessidade de levar conteúdos de qualidade sem fronteiras territoriais foi percussora desse modelo educacional.
Indiscutivelmente a internet abriu portas, até então, invisíveis. Falar um idioma estrangeiro ter a oportunidade de conseguir um diploma de nível superior estavam cristalizados nos modelos tradicionais e presenciais de ensino. Grande porcentagem populacional ficava fora da possibilidade de estudar por motivos de trabalho, filhos, etc.
Com a chegada dos cursos a distância, o vale da sombra da morte existente entre o cidadão trabalhador e um curso superior foi superada.
Obviamente, um longo caminho ainda será percorrido até que os AVA's estejam tão completos e qualitativamente bons como os cursos presenciais. Muitas lacunas ainda existem, no entanto, é a luz no fim do túnel que se acendeu para quem, verdadeiramente, tinha vontade de aprender algo novo.
Texto: Brennda Cristina Caetano de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário